domingo, 12 de janeiro de 2025

Escolhas



      Acordei numa reflexão sobre escolhas. Certa vez eu ouvi um palestrante motivacional falar: escolha o seu difícil. Levo esta frase na minha vida sempre que tenho que fazer escolhas.

      Hoje, ao acordar,  pensei: "como é bom morar sozinha."  

      Acordo, não sou acordada.

      Faço o café pra mim, ou não.

      Ligo a TV, escolho o que assistir ou fico  em silêncio ou escuto músicas que eu gosto.

      Planejo o meu domingo com o que eu tenho vontade de fazer ou fico sem fazer nada.

      Não  preciso me preocupar com o café que o outro gosta, com a música ou programa de TV que talvez não agrade a outra pessoa, não preciso fazer um programa dominical que a outra pessoa escolheu,  posso fazer todas as escolhas sozinhas.

       Por outro lado, não tem aquele cafuné no cabelo ao acordar,  não tem ninguém para dizer bom dia, não tem café da manhã na cama, não tem conversa gostosa, com aquele café demorado na mesa, não tem sentar juntinho para assistir um filme e comer pipoca, não tem passeio de mãos dadas, não tem planos de viagens futuras,  não tem cuidar do jardim juntos.

      Lembrei-me de minha mãe, que morou sozinha por mais de vinte anos e nunca reclamou. Tinha como companhia muitos livros, os passeios e viagens.

       Esta semana estou pesquisando máquinas de lavar roupas. Não tenho alguém do meu lado para ajudar na escolha, para comprar, para pagar, para tirar a máquina velha e instalar a nova. Sou só eu. É ruim sim, mas também dá a sensação de empoderamento.

       É bom morar sozinha é bom morar junto. É  difícil morar sozinha é difícil morar junto.

       Eu escolhi o meu difícil e me mantenho fiel a essa escolha. Não sei se será para sempre. Eu espero que sim.  

        É  difícil morar sozinha e ser a única responsável pelas minhas escolhas, é solitário, é silencioso, mas é apaziguador, é calmo, é tranquilo, é bom.

7 comentários:

  1. CARMEM LUCIA GIOVANELLA12 de janeiro de 2025 às 11:32

    Gostei do " escolha o seu difícil". Na maioria das vezes escolhemos o fácil...

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga querida ! O importante é ser feliz ! Mas se aparecer a pessoa certa vai fundo !! Te amamos muito !! Amamos a tua companhia e desejamos a vc toda a felicidade do mundo !!

    ResponderExcluir
  3. Bem Assim,sabias palavras.
    Tambem moro sozinha por opçao.
    Tem momentos de solidão,mas tambem de GRATIDÃO ,por ter saúde e Serenidade.

    ResponderExcluir
  4. Henrique Unterstell Filho12 de janeiro de 2025 às 14:00

    Concordo plenamente com minha irmã. Eu resido somente com os dois filhos mais novos há dez anos e também acho que a liberdade não tem cartão que pague. Henrique Unterstell Filho.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você é feliz assim, isso que é importante. Amei o seu texto..

    ResponderExcluir
  6. Bom dia minha amiga escritora! Importante ler esse texto principalmente nessa manhã que acordei um pouco reflexiva. Conversando no whatsapp com uma amiga falamos sobre o tempo de hoje que está um sol lindo e o de ontem nublado, concluímos,. Em tudo daí glória a Deus, difícil é acordar em um hospital, não poder contemplar a criação, então gratidão pela vida e que sejamos sábios em nossas escolhas. Eu escolho estar sozinha, estar só não significa ser sozinha tenho amigos e familiares e um Deus que cuida e me protege 🙏 Enquanto os homens bons estiverem confusos nas escolhas diante de tantas opções rsrsrsrs estarei aqui, e estou muito bem, obrigada 🤩😍

    ResponderExcluir
  7. Só mais uma coisa. Eu tenho muito orgulho de você, indico seu perfil para amigos, pois acho ele inspirador. Lindo texto 😍

    ResponderExcluir

Grata por seu comentário. Logo ele será publicado.